Que assim seja.

Que assim seja.

sábado, 22 de outubro de 2011

Stand by me - Conte comigo


TRADUÇÃO: Conte comigo: Quando a noite tiver chegadoE a terra estiver escuraE a lua for a única luz que veremosNão, eu não terei medo, não eu não terei medoApenas enquanto você contar comigo, conte comigo...Se o céu que olhamosDesabasse e caísseOu as montanhas desabassem rumo ao marEu não choraria, eu não choraria, Não, eu não derramaria uma lágrimaApenas enquanto você contar comigo, conte comigo...E as montanhas desabassem rumo ao mar...Quando a noite tiver chegadoE a terra estiver escuraE a lua for a única luz que veremos, conte comigo...Sempre que estiver com problemas, conte comigoOh, agora, agora, conte comigoOh, conte comigo, conte comigo, conte comigo...

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Maus-Tratos Contra Crianças e Adolescentes

"Nós devemos à nossas crianças – os mais vulneráveis cidadãos em qualquer sociedade – uma vida livre da violência e do medo." Nelson Mandela
Os maus-tratos contra as crianças são uma das formas de violência mais invisíveis na sociedade. Esses abusos têm sido registrados na literatura há longo tempo e em muitos países, mas, somente há poucas décadas foram reconhecidos como um problema global de saúde pública.

No Brasil, o artigo 227 da Constituição Federal de 1988 diz: “...é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à saúde, à alimentação, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

A violência intrafamiliar e institucional traduz-se por formas agressivas e cruéis de relacionamento de pais, educadores e responsáveis por abrigos ou internatos, quando já está mais do que estabelecido que, além de contraproducentes, são nocivas, porque:

  • deixam seqüelas por toda a vida;
  • essas pessoas não são propriedade de ninguém e sim sujeitos com direitos especiais reconhecidos pela Constituição Brasileira e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)2;
  • a violência silenciosa encarada como fator educativo e banal ou natural é potencializadora da violência social em geral;
  • vítimas de agressões na infância podem repeti-las, quando se tornam adultas contra os seus próprios filhos, mantendo-se o ciclo.

Dia das Crianças para mim é todo o dia...

Ser criança Não é somente ter pouca idade E sim esquecer a idade física A nossa verdadeira idade está na mente É o que se sente.

Ser criança É perseguir a felicidade Sem se importar com a idade.

É esquecer um pouco das responsabilidades Sem contudo ser irresponsável.

É viver intensamente o presente Não viver condicionado ao futuro Nem ruminando o passado

É amar intensamente E viver essa paixão sem precedentes

É sempre sorrir Sempre estar aberto para o novo Ser criança

É nascer de novo a cada dia...

sábado, 8 de outubro de 2011

Tempo perdido!?

 Há 15 primaveras, Renato Russo nos deixou. Fã incondicional de rock, Renato sempre quis ser um rockstar, ao ponto de criar até uma discografia clássica de banda de rock em sua carreira. Ele planejou tudo direitinho: o 'pós-punk' inicial da banda, o 'difícil' Legião Urbana V, até o Descobrimento do Brasil, que só fala de perdas e términos.